Notícias

ENB realiza estudo para medir liderança e bem-estar nos Bombeiros

ENB realiza estudo para medir liderança e bem-estar nos Bombeiros

por José Oliveira -
Número de respostas: 0

ENB realiza estudo para medir liderança e bem-estar nos Bombeiros

Um total de 100 bombeiros dos concelhos de Sintra, Oeiras e Cascais participaram num estudo de simulação realizado no âmbito do projeto “Liderança e o bem-estar dos bombeiros”, entre os dias 19 e 30 de julho. Um projeto promovido pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa em parceria com a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). 

Compreender como o comportamento de liderança afeta os processos adaptativos emergentes, nomeadamente a resiliência, em equipas de bombeiros que operam sob condições de incêndio rural, foi o objetivo deste estudo, que decorreu no Centro de Simulação e Realidade Virtual da ENB, em Sintra, e em diversos Corpos de Bombeiros dos três concelhos. 

Nele participaram equipas de cinco bombeiros, semelhantes às de combate a incêndios rurais, tendo realizado exercícios de simulação, analisados os níveis individuais de stresse e respondido a questionários para avaliar os níveis de bem-estar das equipas tendo em conta os estilos de liderança aplicados.

Recorde-se que o projeto de investigação “Processo de liderança e saúde ocupacional dos bombeiros: Desenvolvimento de um programa de intervenção” foi um dos vencedores do “2º Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais – 2018”, promovido pela FCT.


Anexo bomb.png